Micropigmentação

O QUE É MICROPUNTURA PARA ESTRIAS?

R: A micropuntura é uma técnica de Indução percutânea de colágeno, que faz uso de agulhas e um dermógrafo, que provoca uma lesão dermal na pele, incitando os fibroblastos que são células produtoras de colágeno e elastina a trabalharem novamente, provendo assim mais elasticidade, atenuação e preenchimento das estrias, deixando elas mais imperceptíveis. Este tratamento é indicado para estrias vermelhas, brancas, profundas e largas.

 

QUEM NÃO PODE FAZER SOS ESTRIAS?

R: Basicamente grávidas, com propensão a queloide, diabetes não controlada, má cicatrização, uso de ácidos (glicólico ou retinóico). O ideal é aguardar 20 dias para realizar a técnica, devido as grandes chances de hiperpigmentação. O uso de Roacutan também deve ser suspendido ou aguardar o período de tratamento para então, se realizar o procedimento.

 

QUAIS FOTOTIPOS PODEM REALIZAR A MICROPUNTURA?

R: Todos os tipos de pele podem realizar a técnica, desde que o procedimento seja feito corretamente, porém o cuidado deve ser maior quando se tratar de peles morenas e negras, pois esta foto tipo possui maior tendência a hiperpigmentações (manchas pós inflamatória).

 

QUAL A DURAÇÃO DE CADA SESSÃO, E INTERVÁ-LO ENTRE UMA SESSÃO E OUTRA?

R: A sessão dura em média 1 hora, ou conforme a quantidade de estrias ou região a ser tratada. É necessário aguardar o período completo da cicatrização, que normalmente é de 30 a 40 dias, para então se realizar a próxima sessão.

 

QUAL A RELAÇÃO DA TÉCNICA COM O CONSUMO DE BETACAROTENO?

R: Cientificamente não há nada comprovado que o betacaroteno influencie diretamente no procedimento de micropuntura, porém é de se observar que esses alimentos estimulam a melanina da pele, que por sua vez ao se regenerar pode cicatrizar com uma cor amarelada ou acinzentada. Então por via das dúvidas é melhor evitar por até 7 dias alimentos como beterraba, folhas escuras, mamão entre outros.

 

 

É PERMITIDO TOMAR SOL PARA IGUALAR O TOM DA PELE?

R: De forma alguma é indicado tomar sol durante o período de cicatrização, caso contrário manchas poderão aparecer.

 

O TRATAMENTO COM A MICROPUNTURA É DEFINITIVO?

R: A técnica de micropuntura afina e preenche a estria, e está não volta mais a sua estrutura anterior, porém a cor esbranquiçada que acaba ficando, somente com a camuflagem estética conseguimos resultados mais satisfatórios e duradouros.

 

COMO FUNCIONA A CAMUFLAGEM DE ESTRIAS?

R: A camuflagem é a pigmentação da fenda da estria com tons similares aos tons da pele.

 

A TÉCNICA É REALIZADA COM MICROPIGMENTAÇÃO OU TATUAGEM?

R: O procedimento pode ser realizado com ambas as técnicas, porém a mais atual, e que tem mostrado ótimos resultados é feito com tatuagem.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CAMUFLAGEM COM MICROPIGMENTAÇÃO E TATUAGEM?

R: A micropigmentação não deixa de ser uma tatuagem, porém ela não foi feita para ficar definitivamente na pele, ou seja, ela fica mais superficial, desaparecendo com o tempo, podendo ainda alterar de cor conforme os pigmentos e técnica implantados. A tatuagem já foi feita para ficar na camada mais profunda da pele, sendo assim o pigmento fica preso por células fagocitárias do sistema imune como os (macrófagos), ficando definitivamente na pele.

 

PODE SER FEITO EM TODOS OS FOTOTIPOS DE PELE?

R: Sim, porém o cuidado com peles morenas e negras devem ser redobrados afim de se evitar hiperpigmentações (manchas pós inflamatória)

 

O PROCEDIMENTO É DEFINITIVO?

R: O procedimento feito com tatuagem pode ser definitivo ou semi-definitivo. O mais indicado é ser semi-definitivo pois o corpo e a pele muda com o passar dos anos, sendo definitivo não há reversões.

 

QUANTO TEMPO DURA A CAMUFLAGEM SEMI-DEFINITIVA?

R: De 2 a 5 anos, depende da exposição solar, quanto mais se expor ao sol, mais rápido o pigmento irá sair.

 

TEM PERIGO DA CAMUFLAGEM MANCHAR AO SE EXPOR AO SOL?

R: Não, desde que se resguarde durante o período de cicatrização que é de 30 a 40 dias, qua vai depender de cada indivíduo. O pigmento não próprio para técnica não sofre influência do sol, sendo sua cor não é alterada, mas será eliminada conforme o passar do tempo e da exposição solar.

É NECESSÁRIO USO DE DILUENTE?

Sim, é primordial o uso para evitar que o pimento fique espesso, grosso demais, então é necessária diluição, a diluição é muito importante, principalmente para se trabalhar com peles claras que possui mais fixação da cor do que foto tipos altos, e lembrando que pele negra pode haver hiperpigmentação, então deve haver sempre diluição.

 

QUAL DIFERENÇA DE FAZER CAMUFLAGEM COM DERMÓGRAFO E COM MÁQUINA DE TATUAGEM?

Basicamente nenhuma, ambas fazem camuflagem, e como os resultados não são definitivos nem de tatuagem, um aparelho com menos potência como dermógrafo também entrega e fixação satisfatória. O que devemos atentar é a escolha dos pigmentos se vão ser inorgânicos ou orgânicos, prefiro sempre orgânicos, pois não sofre tanta influência da luz solar.

 

É USADO ANESTÉSICO

Geralmente não, mais quando a cliente é hipersensível pode se fazer uso de lidocaína comprada em qualquer farmácia, em regiões muito grandes, evito fazer uso de anestésico composto, ou seja, associado a outros ativos pois pode provocar alergias no cliente ou até mesmo influenciar na cor e na fixação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário